AeroMaker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
ZocraMaker
Admin
Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/11/2018
https://aeromaker.forumeiros.com

Tipos baterias Empty Tipos baterias

Seg Dez 24, 2018 8:46 am
1. BATERIA E CÉLULA
Estas duas palavras costumam ser confundidas, mas designam coisas diferentes. Sua lanterna, por exemplo, não utiliza baterias e sim, células. Juntas, as células compõem uma bateria (ou pack, em Inglês). Exemplos de células são "pilhas" de tamanhos AA, C e D de carbono-zinco, alcalinas ou de níquel-cádmio, utilizadas em diversos aparelhos elétricos. Exemplos de baterias são as de 9V para rádios e as de 12V para automóveis, ambas compostas de células.

2. BATERIA

As baterias feitas com sete ou mais células de Ni-Cad ou hidreto de níquel metal são as mais comuns em aeromodelos com motores elétricos. Uma tal célula produz 1,2V. Para comparação, uma célula alcalina produz 1,5V e uma célula chumbo-ácido produz 2V. Contudo, células alcalinas não são adequadas para fornecer a corrente alta que nossos modelos pedem, e as células chumbo-ácido, são pesadas demais.

3. NI-CAD

O tipo mais comumente utilizado de célula é, ainda, a níquel-cádmio. Elas geram correntes muito altas, podem ser recarregadas centenas de vezes e têm pouco peso para a sua capacidade.
4. NIMH
As células de hidreto de níquel-metal têm maior capacidade do que as NiCad de mesmo tamanho e peso. As novas células Saft e Panasonic 3000 são um exemplo de evolução que atendem a nossa aplicação. Têm as mesmas vantagens das células NiCad, mas são mais leves e têm o benefício adicional de serem menos agressivas ao meio ambiente.
5. POTÊNCIA EM MILIAMPÈRE - MAH
O Ampère (A) é uma unidade de medida de corrente elétrica. Um miliampère é um milésimo de 1 A . Por exemplo, uma célula de 2000 mah pode fornecer 2000 ma ou 2 A, por uma hora. A mesma célula pode também, fornecer 20 A por um décimo de hora. Quanto mais alta for a especificação em mah de uma célula, mais tempo ela pode fornecer potência a uma dada corrente.

6. CASAMENTO

Como as células de NiCad e NiMH têm voltagem quase constante até que estejam quase totalmente descarregadas, uma célula de baixa capacidade na bateria forçará a queda da voltagem da bateria toda no momento em que aquela célula ruim estiver "morta", mesmo se as demais ainda tiverem alguma capacidade remanescente. Infelizmente, a queda de voltagem pode resultar em potência insuficiente para manter um modelo funcionando com segurança. Pelo casamento das células, pode-se construir uma bateria na qual todas durem o mesmo tempo, estendendo-se, assim, sua capacidade.

7. CARGA LENTA

É a maneira pela qual as células NiCad são carregadas pela grande maioria dos recarregadores. Tipicamente a corrente de carga deve ser 1/10 da capacidade nominal da célula. Por exemplo, uma bateria de 600 mah deve ser carregada com uma corrente de 60 mah. Adicionalmente, as células toleram bem este tipo de carga e podem ficar um pouco mais do que o tempo necessário, sem sofrerem danos.

8. CICLAGEM E EFEITO MEMÓRIA


O processo de carregar, descarregar e carregar novamente a bateria em condições controladas é chamado ciclagem. Entre os motivos para esse procedimento está de fato de células de NiCad não oferecem sua plena capacidade logo no inicio de seu uso, mas somente após alguns ciclos. Já as células de Nimh, apresentam plena capacidade em sua primeira utilização. Então, ao ciclar uma bateria NiCad nova ou que tenha ficado parada por muito tempo, você estará levando a bateria ao seu pleno potencial. Igualmente, durante o uso normal as baterias não são descarregadas até sua voltagem chegarem perto de 1 V por célula. Em um pack de NiCad isso causa o chamado "efeito memória", o que reduz sua capacidade. Isso não ocorre com os packs de Nimh. A ciclagem das células NiCad elimina esse efeito. Outra razão para ciclar-se uma bateria é conhecer a sua capacidade, pois isso permite que se estime, corretamente, o número de vôos que se pode fazer. Ao mesmo tempo serve para que se verifique após um dia de vôos quanto "restou" de capacidade no pack. A ciclagem é, sem dúvida, um dos mais benéficos procedimentos para os packs de NiCad. Há no mercado diversos tipos e marcas de cicladores de boa qualidade. É um investimento que vale a pena!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos