Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/11/2018
Ver perfil do usuáriohttp://aeromaker.forumeiros.com

Dicas Entelagem

em Qua Dez 12, 2018 1:52 pm
Nesse artigo vou dar umas dicas sobre entelagem, utilizando os adessivos termos (monokote, chinakote, ultrakote etc) e vinil para alguns detalhes, no exemplo a seguir utilizei chinakote branco e vermelho e vinil preto:
Preparando a peça:


Primeira coisa a fazer e preparar a madeira tirando as imperfeições, nesse estado eu utilizo uma lixa bem grossa geralmente uma 60 com muito cuidado para não tirar muito material, em seguida utilizo uma lixa bem fina 1200 ou 2000 para deixar a superfície lisa, assim ajuda a grudar o adesivo termo ao material.


Começando:


Preparar os moldes para corta o adessivo, utilizo papel pardo comprei um rolo e vou cortando, dessa forma demora um pouco mais tdo o processo porém o resultado é melhor, pois o molde pode se errar quantas vezes for necessário e evita o desperdício de adesivo.


Cortando:


Posicione o molde em cima do adesivo de forma que ele fique inteiro dentro do adesivo, essa fora gasta um pouco mais de adesivo porém se faz uma entelagem sem emendas, cole as pontas do molde com fita crepe e corte com o auxilio de uma régua.  Para a parte de baixo com será na mesma cor eu utilizei a peça como molde.






Colando:
Começando pelas laterais com um ferro, utilizo ferro de passar roupa mesmo, sempre segurando no lado contrário e esticando para evitar rugas, após colar todas as extremidades do adesivo utilizo soprador térmico para esticar.






Entelagem:


Sempre se faz a entelagem de trás para frente, assim evita que o fluxo de ar solte o adesivo,conforme ilustrado da imagem  o fluxo de ar em azul.




Neta entelagem fiz a parte branca primeiro e depois a vermelha, assim ficando no sentido correto do fluxo de ar.




Asa completa:

Detalhes Vinil:


Vinil utilizo apenas para detalhes, utilizo vinil apenas para detalhes e colocados em cima do adesivo termo, o resultado é muito bom, não precisa aplicar tanto calor em cima dele pois já tem cola aplico apenas nas bordas para evitar que descolem por causa do fluxo de ar, utilizando de moldes em papel facilita na hora de cortar.  Na hora de aplicar o calor com o ferro apenas coloque o ferro em cima e tire, claro vai depender da temperatura que está o ferro, o importante é não andar com o ferro para evitar que o vinil fique enrugado.




Voltar ao Topo
Tópicos similares
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum