Compartilhe
Ir em baixo
Admin
Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/11/2018
Ver perfil do usuáriohttp://aeromaker.forumeiros.com

Plantas para corte a laser.

em Qua Dez 12, 2018 1:53 pm
Plantas para corte a laser.



Hoje há diversos sites com arquivos de plantas para downloads, algumas sendo vendidas pronta para o corte, porém nem tudo é como se espera, o fato de estar em um formato especifico, mais comuns são dwg e dxf, onde podem ser abertos em softwares para edição de vetorial, AutoCad Corel Drawn, por exemplo, não significa que esta esteja pronta para o corte.  Já vi exemplo de plantas que estão disponíveis para download sendo vendidas exatamente iguais, ou seja, foi feito download e colocado à venda sem nenhuma edição ou preparo para o corte.  Vou dar algumas dicas para auxiliar quem deseja procurar uma planta para o corte a laser.



Vetorização:


Para uma planta poder ser utilizada no corte a laser, primeiro passo é verificar se está vetorizada, mais o que é vetorizar? Antes de falarmos dessa parte vamos entender o que é um vetor? Vetor é um seguimento de reta, seja ele reto ou curvo. 
Com identificar se um arquivo está vetorizado? Vou demostrar no exemplo abaixo, vou utilizar um arquivo em PDF de uma planta vetorizada:






Em uma primeira olhada não se nota diferença, ao dar um zoom no arquivo, a linha de matem, não perde definição, parecendo que está desfocada, repare que foi dado um zoom de 920% e a imagem continua clara e definida.






Essa é uma planta vetorizada por mais que esteja em PDF, caso seja importara para algum programa que trabalhe com vetores tipo corel drawn ou autocad será muito mais simples preparar essa planta para o corte, bastando apenas alguns ajustes pontuais.


Abaixo segue um exemplo em PDF só que essa planta foi gerada a partir de uma imagem (JPG,PNG, BMP), a diferença para um vetor é que imagem são feitas por pontos (pixels) ou seja uma reta são diversos pontos um ao lado do outro.






Aparentemente nada demais, nenhuma alteração, ao dar zoom repare como que muda, a imagem fica distorcida, com um zoom de 500%, por mais que seja um PDF






Nesse caso a vetorização será muito mais demorada, sendo necessário importar este arquivo para o programa e desenhar as linhas por cima do desenho, esse procedimento além de levar muito tempo e ser bem trabalhoso é muito suscetível a falhas, pois as linhas serão desenhadas por cima da planta podendo gerar encaixes mal feitos e desencontrados. 
Nesse tipo de vetorização eu costumo usar a planta somente como uma guia, por exemplo apenas desenhar uma lateral do aeromodelo, e fazer pequenas marcações onde serão feitas as cavernas, pois as cavernas serão desenhadas do zero não utilizo da planta, usando a lateral como referência para altura e o fundo sendo a referência para a largura, desenhando apenas metade da caverna e utilizando a opção de espelhar, assim garanto a simetria de ambos os lados.


Tipos de arquivos:


Vou falar um pouco sobre tipos de arquivos, extensões, formatos e algumas particularidades,
Algumas extensões de arquivos são definidas para vetor e outras para imagens.


Tipos vetor: 





DXF: é um formato padrão de vetor aberto pela maioria dos softwares que utilizam vetores exemplo: Corel Drawn, Autocad, foi criada como uma forma padrão de vetorização para assim poder ser importados na maioris dos softwares;

DWG: esse formato é gerado pelo Autocad como sendo seu arquivo fonte, nas versões mais atuais do Corel Drawn pode ser importando também;
CDR: Arquivo fonte utilizado para o Corel Down, esse formato não é possível importar para o AutoCad, caso deseje abrir um CDR no AutoCad, é necessário exportar par DXF;
PDF: Tipo de arquivo mais comum encontrado nas plantas, pode ser gerado a partir de qualquer software, porém sendo gerado a partir de uma imagem sempre será uma imagem, pois será constituído por pontos, sendo gerado a partir de um vetor esse será um vetor.


Tipos Imagens:


JPG,PNG,BMP: Esses formatos de imagem sendo constituídos por pontos não sendo possível ser cortado no laser.  Caso seja importado para um software que utilize vetores, está deverá ser vetorizada antes se ser cortada.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum